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sábado, 17 de abril de 2021

Acolher e incluir as propostas das crianças/família na Planificação  da semana,  uma prática regular.   
Preparar, semear e cuidar 
2º Texto da Estagiaria Rafaela que apoiou esta atividade de Ciências /Natureza

A Rafaela, esta semana, trouxe um “jogo” que quis partilhar com os amigos, o Garden Kid. A Rafaela apresentou a sua proposta na Reunião de Conselho da Manhã tendo feito a sua inscrição no Mapa Mostrar, Contar e Escrever.

Um pequeno Grupo de crianças também quis participar nesta actividade proposta ou seja colocar a terra, as sementes, regar a terra.

Também tínhamos uma floreira com 3 níveis e fomos colocando as sementes de  morangos, coentros e rúcula. ( parece que são as sementes que têm um crescimento mais rápido)

Colocamos na rua, à porta da Sala C, perto dos Relvinhas, desafio da Sala C  de MC e todos os dias vamos mantendo a terra húmida.

Também combinámos que temos de ter esta nova tarefa, ou seja regar todos os dias com carinho para ver como cresce. Este contacto com a natureza é bastante importante, pois, segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, OCEPE, 2016, deve promover-se aprendizagens, tais como: “Descrever e procurar explicações para fenómenos e transformações que observa no meio físico e natural. (…) manifestar comportamentos de preocupação com a conservação da natureza e respeito pelo ambiente.”. Para que tal aconteça, o Educador deve “criar oportunidades frequentes e diversificadas de contacto das crianças com a natureza, levando-as a observá-las, a conhecê-la e a apreciá-la.”, e ainda “Promover a participação e responsabilidade das crianças no cuidado e proteção de seres vivos dentro e fora da escola.”

O contacto com seres vivos e outros elementos da natureza e a sua observação são normalmente experiências muito estimulantes para as crianças, proporcionando oportunidades para refletir, compreender e conhecer as suas características, as suas transformações e as razões por que acontecem. Este conhecimento poderá promover o desenvolvimento de uma consciencialização para a importância do papel de cada um na preservação do ambiente e dos recursos naturais. OCEPE 2016, p90

 






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