https://www.facebook.com/Docesinquietacoes/isar neste blogue

sábado, 17 de abril de 2021

 Organizar o espaço e o tempo envolvendo todos em momentos de escuta, participação, comunicação, onde as práticas democráticas sejam vividas a par de tantas outras aprendizagens.

Estamos em abril, mês em que a palavra liberdade e democracia tem um sentido mais evidente, embora tenha de estar presente nas nossas vidas todos os dias do ano.
Convém lembrar que a liberdade e as práticas democráticas iniciam-se antes da escolaridade obrigatória, podem e devem ser vividas com as crianças mais pequenas do nosso Sistema Educativo. E assim que todos os dias iniciamos dia na Sala C da EB PME. Reunião de Conselho da manhã, acolhimento, primeiras comunicações Mostrar, Contar , Escrever...é também aqui, neste espaço, com esta organização e com os instrumentos reguladores/organizativos que fazemos o Plano do Dia, e de uma forma organizada (embora ativa, dinâmica e barulhenta ) as crianças escolhem as áreas, as atividades que nelas vão realizar.
 
É também assim, que no final da tarde, Reunião de Conselho da Tarde, fazemos mais comunicações, fazemos o balanço do Plano do Dia, registamos o que Fizemos e Queremos fazer...
 
É assim que as crianças participam, fazem propostas que farão parte da Planificação da semana. 
 
"No nosso modelo pedagógico, as crianças participam nas decisões sobre o currículo, isto é, as crianças fazem propostas e planeiam como as vão pôr em prática e com quem. Prever o que vão fazer e tomar consciência do que foi realizado, permite que as crianças tomem consciência de si como aprendentes, e desenvolvam a sua curiosidade e desejo de aprender. É a democracia do grupo. O que permite esta participação democrática direta das nossas salas é o Conselho de Cooperação.É em Conselho que as crianças planeiam, regulam, acompanham e geram as suas aprendizagens."(Sofia Silva e Ana Sousa ESCOLA MODERNA N.º 5•6.ª série•2017)
 
 




Sem comentários:

Enviar um comentário