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quinta-feira, 5 de outubro de 2017

A primeira ida ao Ginásio para conhecer o espaço, os materiais ao nosso dispor, os cuidados a ter, bem como as regras. Nem todas as crianças tinham sapatilhas ou calçado adequado, mas experimentámos realizar alguns movimentos em grupo e concluímos com momento de calma e relaxamento. 
Algumas fotos e as indicações disponíveis nas Orientações Curriculares, no texto mais abaixo
Ás 3ª Feiras das 9h30m às 10h 30m será este o nossos espaço privilegiado...de aprendizagem e descoberta...e claro que precisamos te ter roupa e calçado adequado.





Domínio da Educação Física
A Educação Física, no jardim de infância, deverá proporcionar experiências e oportunidades desafiantes e diversificadas, em que a criança aprende: a conhecer e a usar melhor o seu corpo, criando uma imagem favorável de si mesma; a participar em formas de cooperação e competição saudável; a seguir regras para agir em conjunto; a organizar-se para atingir um fim comum aceitando e ultrapassando as dificuldades e os insucessos.

Este processo de aprendizagem organiza-se em torno de três eixos com relação entre si:
 
Ação da criança sobre si própria e sobre o seu corpo em movimento – Deslocamentos e Equilíbrios - ao iniciar a educação pré-escolar, a criança já possui algumas aquisições motoras básicas, tais como andar, correr, transpor obstáculos, manipular objetos.

Ação da criança sobre os objetos – Perícias e Manipulações – a criança adapta progressivamente as suas ações a meios específicos e a objetos variados, aumentando o seu repertório de movimentos pensados, interiorizados e expressos como resposta aos desafios encontrados.

O desenvolvimento da criança nas relações sociais em atividades com os seus parceiros – Jogos ao jogar com outros, a criança envolve-se numa diversidade de interações sociais propiciadas por diferentes formas de organização (individual, a pares, em equipas, tais como jogos de perseguição, de precisão, de imitação, etc.), que apelam não só à cooperação, mas também à oposição (jogos só com opositores; com opositores e com objetos; com opositores, com objetos e com o espaço de jogo), situações que podem ser encontradas em muitos jogos tradicionais.

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