https://www.facebook.com/Docesinquietacoes/isar neste blogue

sábado, 25 de novembro de 2017

As verdadeiras aprendizagens das crianças acontecem, surgem e ocorrem nos espaços que nos rodeiam, na VIDA.Todos sabemos que uma poça com água da chuva, pedras e folhas, pode permitir brincar e explorar estes elementos de uma forma natural e espontânea. Ontem dia 24 de novembro, durante o tempo de recreio acompanhei de perto algumas das suas explorações com elementos da natureza. 
Excerto do diálogo entre algumas crianças e eu própria que observava e mediava as conversas (e também impedia que  molhassem a roupa e sapatos). Claro que no final as mãos foram todas bem lavadas...
"Teresa quem fez esta poça?" 
"Quem achas que foi?"
"Foi a chuva?
"O que acham?"
"Foi a chuva sim, ontem choveu muito quando saí da escola" 
"Olha, vai buscar mais folhas, não vão ao fundo"
" Eu quero por pedras para irem ao fundo"
" Porque é que as folhas não vão ao fundo?"
"Porque são leves e flutuam" 
"Teresa, podíamos fazer um projeto das coisas que flutuam e não flutuam.
 "Certo, vamos registar"

 O que nos dizem as OCEPE 2016?
"3. Área do Conhecimento do Mundo
Os seres humanos desenvolvem-se e aprendem em interação com o mundo que os rodeia. Ao iniciar a educação pré-escolar, a criança já sabe muitas coisas e construiu algumas ideias não só sobre o mundo social e natural envolvente, mas também sobre o modo como se usam e para que servem objetos, instrumentos e máquinas do seu quotidiano.
A área do Conhecimento do Mundo enraíza-se na curiosidade natural da criança e no seu desejo de saber e compreender porquê. Esta sua curiosidade é fomentada e alargada na educação pré-escolar através de oportunidades para aprofundar, relacionar e comunicar o que já conhece, bem como pelo contacto com novas situações que suscitam a sua curiosidade e o interesse por explorar, questionar descobrir e compreender. A criança deve ser encorajada a construir as suas teorias e conhecimento acerca do mundo que a rodeia. Encara-se a Área do Conhecimento do Mundo como uma sensibilização às diversas ciências naturais e sociais abordadas de modo articulado, mobilizando aprendizagens de todas as outras áreas. Assim, para estruturar e representar a sua compreensão do mundo, as crianças recorrem a diferentes meios de expressão e comunicação (linguagem oral e escrita, matemática e linguagens artísticas)."


 





Sem comentários:

Enviar um comentário