https://www.facebook.com/Docesinquietacoes/isar neste blogue

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Dia 27 de abril - dia de receber o Sr João APICULTOR - Quinta Bonaparte, Trafaria. Foi sem dúvida uma excelente manhã, em que todas as crianças, conheceram de perto as VIDA DAS ABELHAS e como PRODUZEM O MEL. O Sr João levou diversos acessórios necessários para os apicultores, também levou abelhas devidamente condicionadas, mas bem visíveis, pólen, mel, e explicou como estes são produzidos pelas abelhas. As crianças puderam aprender o que são as ABELHAS RAINHAS, ABELHAS OBREIRAS e os ZANGÕES. Hoje a Ciência, e a Cultura, entrou na Sala C, pela mão do Sr. João, de uma forma muito clara, através da observação das ABELHAS amigas do HOMEM. Também foi possível ver livros que ilustram o trabalho tão bem organizado que se vive no interior de uma COLMEIA e fora dela.
Ao longo da semana preparámos esta visita e seleccionámos algumas perguntas para colocar ao SrJoão. Terminámos a manhã a comer bolachas com o saboroso mel.
 
"Conhecimento do mundo físico e natural - O contacto com seres vivos e outros elementos da natureza e a sua observação são normalmente experiências muito estimulantes para as crianças, proporcionando oportunidades para refletir, compreender e conhecer as suas características, as suas transformações e as razões por que acontecem. Este conhecimento poderá promover o desenvolvimento de uma consciencialização para a importância do papel de cada um na preservação do ambiente e dos recursos naturais.
O conhecimento das crianças sobre a paisagem local, ou seja, o reconhecimento dos seus
elementos sociais, culturais e naturais e a interação entre eles, contribui para melhorar a ligação afetiva e pessoal com esta, alicerçando a identidade local e o sentido de pertença a
um lugar. Esta atitude de pertença positiva para com o lugar onde se vive é desenvolvida, em paralelo, com um maior sentido de responsabilidade para salvaguardar os valores locais (naturais,sociais, históricos, …) e com uma consciencialização para as consequências das ações humanas sobre o território. A leitura da paisagem pode ocorrer de forma direta através da observação do local onde vivem ou de um que visitaram, ou de forma indireta recorrendo a imagens, fotografias, vídeos, mapas, etc
." OCEPE, pag 90



 










 

Sem comentários:

Enviar um comentário