https://www.facebook.com/Docesinquietacoes/isar neste blogue

domingo, 20 de janeiro de 2019

Saída para o exterior da Escola...sentir o cheiro da terra húmida, ver as árvores, pedras, flores, formigas, troncos secos...apanhar as pequenas flores amarelas: as azedas, para oferecer às mães e avós, ou ao coelho lá de casa...
Observar  a flor, as folhas, o caule, a raiz,...depois foi ainda houve tempo para desenhar e expor no corredor.  No final do 2º período irá para o Dossiê e documentará mais um registo da recolha e observação feita numa breve saída ao exterior, num dia frio, mas com um sol muito quente e convidativo para sair e passear. Não, não estava na Planificação...surgiu porque considerei que seria bom para o grupo sair para o exterior. Quando fiz a pergunta: Gostavam de sair e ir "passear ao campo"? A resposta foi unânime. Simmmmmmm...
A repetir mais vezes...














"A área do Conhecimento do Mundo enraíza-se na curiosidade natural da criança e no seu desejo de saber e compreender porquê. Esta sua curiosidade é fomentada e alargada na educação pré-escolar através de oportunidades para aprofundar, relacionar e comunicar o que já conhece, bem como pelo contacto com novas situações que suscitam a sua curiosidade e o interesse por explorar, questionar descobrir e compreender. A criança deve ser encorajada a construir as suas teorias e conhecimento acerca do mundo que a rodeia.
Encara-se a Área do Conhecimento do Mundo como uma sensibilização às diversas ciências naturais e sociais abordadas de modo articulado, mobilizando aprendizagens de todas as outras áreas. Assim, para estruturar e representar a sua compreensão do mundo, as crianças recorrem a diferentes meios de expressão e comunicação (linguagem oral e escrita, matemática e linguagens artísticas)" OCEPE, 2016 pág. 85

Sem comentários:

Enviar um comentário