https://www.facebook.com/Docesinquietacoes/isar neste blogue

domingo, 21 de julho de 2019

"Comunicar na Sala, com as Famílias e com a Comunidade Educativa, um desafio diário com a participação de todos" -
 41º Congresso do MEM - 17, 18, 19, 20 de julho de 2019 - 3 dias e uma noite intensos de partilhas, trocas e muitas aprendizagens. 
Este ano participei com uma comunicação: "Comunicar na Sala, com as Famílias e com a Comunidade Educativa, um desafio diário com a participação de todos". 
Partilhei um pouco do trabalho pedagógico  realizado na Sala C, da EB Presidente Maria Emília, Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio, Charneca da Caparica, Almada, e que foi igualmente comunicado através do blogue da Sala https://teresadematos.blogspot.com/ regularmente e ao longo do ano letivo, como um Portefólio Digital.
Obrigada a todos os que estiveram comigo na Sala 1, (sala onde defendi a minha tese de Mestrado) 

Obrigada à minha amiga Maria Manuela Sousa Matos que depois de olhar para o meu power point inicial, com 140 slides teve a dificil tarefa de me ajudar a selecionar, fotos, textos e a melhorar a apresentação. Ter um "amigo critico" é fundamental...Obrigada Manela. 
Obrigada aos meus meninos e meninas, e às famílias espetaculares.
OBRIGADA à Comunidade Educativa que me rodeia e ajuda a crescer, incluindo a Comissão Coordenadora Seixal/Almada...Cansada mas de coração cheio.

Resumo da comunicação:"Comunicar na Sala, com as Famílias e com a Comunidade Educativa, um desafio diário com a participação de todos"

Nesta comunicação, pretendo partilhar algumas práticas que foram vivenciadas na sala de um jardim de infância da rede pública de Almada, onde estou colocada há 2 anos.

Acredito que as diferentes formas de comunicar e partilhar, que naturalmente acontecem no seio do grupo de crianças, com as famílias e com outros elementos da Comunidade Educativa, são essenciais “para a construção de uma comunidade de aprendizagem, onde todos ensinam e todos aprendem”.

Na sala, os momentos de comunicação em Reuniões de Conselho, no “Mostrar, contar e escrever”, nos momentos de comunicações após os Projetos e Atividades, entre outros, foram muito participados. Darei conta de exemplos vividos, do modo como foram utilizados os instrumentos reguladores e de como eles potenciaram a organização desses momentos.

Comunicar às famílias as situações mais significativas vividas no grupo foi também uma das minhas prioridades. Para tal, investi no blogue de sala, nas reuniões de pais e em diálogos informais e regulares. Como envolvi as famílias, como mantive a comunicação e como promovi a participação será também relatado e objeto de reflexão.

Pretendo documentar estas e outras partilhas através de fotos e vídeos.








Sem comentários:

Enviar um comentário