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domingo, 1 de novembro de 2020

 Momentos de cooperação e aprendizagem interactiva entre duas crianças num  momento de escrita de um texto

Após a reunião da manhã, as crianças que escolheram fazer o texto da sua comunicação, e que se inscreveram no mapa Mostrar, Contar e Escrever, sentaram numa mesa perto da educadora. No texto HG estava escrito. "A minha mãe disse que o vírus está mais forte" .

Na folha é escrito o texto, o nome da criança e a data...tudo escrito e lido em voz alta ao lado da criança. Fica um espaço para a acriança ilustrar. 

De seguida a criança é convidada a escrever o seu texto, copiando as letras,  as palavras, a frase. O desenho, a ilustração normalmente é a representação gráfica do que está escrito.

Quando o HG olhou para o texto disse: "Eu não sei escrever". O GL que estava ao seu lado disse: " Eu posso ajudar".

E pacientemente, de uma forma e tranquila o GL foi dizendo ao HG como se escreve...

Todos nós, para nos envolvermos numa qualquer atividade, temos que ter motivos e razões para o fazer. Esses motivos podem ser muito diferenciados, passando pelos benefícios,diretos ou que daí podemos retirar, pela satisfação que a situação nos proporciona ou pelo sentimento de realização e competência.
Com a leitura e a escrita, mesmo com crianças muito pequenas, este tipo de motivos poderá estar presente, embora por vezes de forma muito incipiente. É importante que as crianças se apropriem do valor e importância da leitura e da escrita, o que acaba por ser determinante para a construção do seu projeto pessoal para ler e escrever. Esta valorização associada ao prazer e satisfação vivenciados nos momentos de leitura e escrita, bem como o sentir-se competente, são as bases para se tornarem crianças motivadas e para usarem e se envolverem com a linguagem escrita. O papel do/a educador/a é fundamental neste processo, ao criar ambientes promotores do envolvimento com a leitura e a escrita, que levem ao desenvolvimento de atitudes e disposições positivas relativamente à aprendizagem da linguagem escrita.OCEPE, 2016, p71

 





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