https://www.facebook.com/Docesinquietacoes/isar neste blogue

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

 Experiência: Vamos fazer “neve”? 

(proposta e texto de Marta Leitão) *

No passado dia 21 de dezembro fizemos uma experiência, que resultou numa textura semelhante a neve, mas sem ter o verdadeiro frio da  neve.

Esta ideia surgiu quando a desenhar bonecos de neve, a M. disse que quando nevasse queria construir um boneco de neve para fazer companhia ao nosso amigo que está na porta. “Mas aqui, não neva”

Poderíamos concretizar o desejo desta criança? Certamente que não, mas podíamos organizar um momento de descoberta.

Foi então que nos lembrámos de fazer uma experiência que já tem sido feita em contextos educativos. Assim, juntámos um pouquinho de água morna com sal fino e fizemos uma “espécie de neve”, que dura cerca de um mês.

Algumas crianças sentiram, modelaram e algumas até adoraram provar e saborear o sal.

Destas modelações, resultaram vários bonecos diferentes, mas algumas crianças que em vez de fazerem bonecos de neve optaram por “desenhar na neve”.

Foi um momento divertido com descobertas e experiências novas.

As crianças sabem bem que não é neve a sério, mas percebem que podemos “brincar” criando bonecos semelhantes, em termos de forma, dadas as características desta “massa de modelar”

Só participou um pequeno grupo. As crianças que ainda não experimentaram terão a oportunidade de o fazer…mas só quando regressarmos em 2021.

Esta experiência e outras vão surgir ou ser repetidas, pois como nos diz as OCEPE, “A área do Conhecimento do Mundo enraíza-se na curiosidade natural da criança e no seu desejo de saber e compreender porquê. Esta sua curiosidade é fomentada e alargada na educação pré-escolar através de oportunidades para aprofundar, relacionar e comunicar o que já conhece, bem como pelo contacto com novas situações que suscitam a sua curiosidade e o interesse por explorar, questionar descobrir e compreender”. OCEPE, 2016, p.85

 Marta Leitão - Estagiaria do Mestrado Pré-escolar e 1º Ciclo - ESE de Setúbal 

 















 

Sem comentários:

Enviar um comentário