https://www.facebook.com/Docesinquietacoes/isar neste blogue

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

 "Cogumelos gigantes" na Mata junto à Escola- Serão Venenosos?

Estávamos no recreio da escola e vislumbrámos "cogumelos gigantes"... Depois do recreio do almoço fomos ver mais perto. Só ver, porque devem ser venenosos, e como não sabemos, a regra é não tocar em cogumelos... Só fomos observar e admirar.






 

sábado, 7 de novembro de 2020

As frutas chegaram num saco e ficaram de quarentena
Passados alguns dias o Duarte colocou na mesa para apresentar aos amigos
e finalmente foi feita a salada de frutas- Neste caso um registo só de fotos.
 
Um registo essencialmente de fotos reveladoras das interações e aprendizagens vivenciadas pelas crianças, primeiro na Reunião de Conselho e posteriormente por um pequeno grupo que escolheu fazer a salada de fruta e finalmente o momento de ser saboreada por todos, excepto pelas crianças que revelaram não gostar. 
Antes de fazer a salada de fruta, organizaram-se contaram-se todos frutos,  quantos frutos iguais, ...
Pacientemente a Filipa descascou a fruta e teve pequenos colaboradores para fazer sumo, usar o cortador, contar as taças, limpar as mesas, arrumar os  materiais utilizados.
Há momentos e vivências em que posteriormente, em momento de trabalho cooperado, são feitos registos de matemática, escrita e ilustração. Neste caso, o registo foi só com as fotos colocadas no nosso blogue.
Obrigada família Salvador

 
 










quinta-feira, 5 de novembro de 2020

 Exercício a TERRA TREME - dia 5 de novembro

Depois fizemos o exercício BAIXAR,      PROTEGER,     AGUARDAR
Depois saímos em segurança para o nosso ponto de encontro que é ao pé da baliza.No final as crianças deram as mãos, verificamos se estavam todos bem, e regressámos à Sala.As crianças participaram de uma forma muito correta, com responsabilidade e perceberam que esta situação foi apenas uma simulação, mas sempre que um dos adultos da sala disser a TERRA TREME, devem fazer igual ao exercício de hoje.
Parabéns meninos e meninas fizeram tudo muito bem!!!😃👍 
As fotos possíveis.


 




 

terça-feira, 3 de novembro de 2020

As Aguarelas sobre o livro a Lagartinha Comilona foram hoje levadas para as Biblioteca. A Biblioteca vai ficar ainda mais bonita!!!  

As cores, as formas, a organização dos elementos no espaço falam por si ...enfim, as representações individuais das crianças sobre a história, são únicas e contam mais uma pequena história sobre uma folha branca.










 

 




 

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

 Hora do Conto na Mata

Sempre que é possível, fazemos o momento de recreio, a hora do conto e outras atividades no exterior. Temos uma Mata mesmo juntinha à nossa Escola. No dia 2 de novembro iniciámos a semana fazendo a Hora do Conto no meio do verde da natureza relendo dois livros que a Filipa ainda não conhecia...até levámos 2 grandes panos azuis para nos podermos sentar...





 

domingo, 1 de novembro de 2020

 Observação e registo da Germinação de Feijões

Na Sala C,  todos os dias observamos os feijões e estamos a fazer os registos em folhas criadas para cada criança o fazer individualmente.  Temos uma criança responsavel por deitar uns pinguinhos de agua diariamente. Na realidade alguns feijões estão a germinar mais rapidamente que outros. Porque será?

Para a semana vamos tentar perceber melhor...

Sendo a finalidade essencial da área do Conhecimento do Mundo lançar as bases da estruturação do pensamento científico, que será posteriormente mais aprofundado e alargado, importa que haja sempre uma preocupação de rigor, quer ao nível dos processos desenvolvidos, quer dos conceitos apresentados, quaisquer que sejam os aspetos abordados e o seu nível de aprofundamento. É essencial que se vá construindo uma atitude de pesquisa, centrada na capacidade de observar, no desejo de experimentar, na curiosidade de descobrir numa perspetiva crítica e de partilha do saber.OCEPE, 2016, p86

https://www.youtube.com/watch?v=vJCYDAT8xN8









 Momentos de cooperação e aprendizagem interactiva entre duas crianças num  momento de escrita de um texto

Após a reunião da manhã, as crianças que escolheram fazer o texto da sua comunicação, e que se inscreveram no mapa Mostrar, Contar e Escrever, sentaram numa mesa perto da educadora. No texto HG estava escrito. "A minha mãe disse que o vírus está mais forte" .

Na folha é escrito o texto, o nome da criança e a data...tudo escrito e lido em voz alta ao lado da criança. Fica um espaço para a acriança ilustrar. 

De seguida a criança é convidada a escrever o seu texto, copiando as letras,  as palavras, a frase. O desenho, a ilustração normalmente é a representação gráfica do que está escrito.

Quando o HG olhou para o texto disse: "Eu não sei escrever". O GL que estava ao seu lado disse: " Eu posso ajudar".

E pacientemente, de uma forma e tranquila o GL foi dizendo ao HG como se escreve...

Todos nós, para nos envolvermos numa qualquer atividade, temos que ter motivos e razões para o fazer. Esses motivos podem ser muito diferenciados, passando pelos benefícios,diretos ou que daí podemos retirar, pela satisfação que a situação nos proporciona ou pelo sentimento de realização e competência.
Com a leitura e a escrita, mesmo com crianças muito pequenas, este tipo de motivos poderá estar presente, embora por vezes de forma muito incipiente. É importante que as crianças se apropriem do valor e importância da leitura e da escrita, o que acaba por ser determinante para a construção do seu projeto pessoal para ler e escrever. Esta valorização associada ao prazer e satisfação vivenciados nos momentos de leitura e escrita, bem como o sentir-se competente, são as bases para se tornarem crianças motivadas e para usarem e se envolverem com a linguagem escrita. O papel do/a educador/a é fundamental neste processo, ao criar ambientes promotores do envolvimento com a leitura e a escrita, que levem ao desenvolvimento de atitudes e disposições positivas relativamente à aprendizagem da linguagem escrita.OCEPE, 2016, p71