https://www.facebook.com/Docesinquietacoes/isar neste blogue

sexta-feira, 16 de março de 2018

Hoje, sexta-feira dia 16 de março, a Sala C, apresentou o teatro " O Monstro das Cores". O guião do Teatro foi feito pela nossa Estagiária Bruna, que participou em todos os preparativos, incluindo ensaios e adereços. O Teatro foi apresentado na BE da nossa Escola Presidente Maria Emilia e contou com a presença de todas as Salas do Pré- Escolar. Nem todas as crianças estiveram presentes ou participaram, mas vamos ter outros momentos para apresentar o Teatro. No final, a professora Francisca deu a sua opinião e falou um bocadinho com as crianças. A professora Bibliotecária, Clara Oliveira que organizou o espaço para nos receber também deu a sua opinião. Obrigada Bruna. Obrigada a todas as crianças que participaram pois foram  "atrizes e atores" muito empenhados. É uma pena não poder mostrar mais fotos e as caritas das crianças...
Subdomínio do Jogo Dramático/Teatro
Neste subdomínio são abordadas formas expressão e comunicação em que através do gesto, da palavra, do movimento do corpo, da expressão facial e da mobilização de objetos, a criança representa situações reais ou imaginárias que são significativas para ela.
Partindo da capacidade de representação simbólica, própria do ser humano e espontânea na criança, este subdomínio da educação artística incide no desenvolvimento da expressão dramática das crianças, de forma a permitir-lhes, com o apoio do educador, envolver-se em situações intencionais de representação dramática, apropriando-se progressivamente dos elementos da linguagem teatral e tendo a oportunidade de fruir de manifestações desta modalidade artística.
Distinguindo o jogo dramático da iniciativa da criança, do teatro enquanto ação intencional, considera-se que apresentam algumas características comuns: exploração de situações reais ou imaginárias; o que se está a representar ser a “realidade” no momento; assumirem papéis, construírem personagens e o enredo de uma situação ficcional. Estas características permitem estabelecer uma progressão e continuidade entre o jogo dramático e o teatro.
A utilização do termo “teatro” não se refere a uma reprodução ou a uma imitação dos espetáculos profissionais, o que não é adequado nem faz sentido para crianças desta faixa etária, mas a uma ação de representação intencional, em que as crianças têm interesse e prazer, e em que participam e cooperam na (re)invenção de soluções para a criação de novas possibilidades de representação. OCEPE, 2016






Sem comentários:

Enviar um comentário