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sábado, 13 de outubro de 2018

Aprendizagens matemáticas e interacções entre três crianças
Duas meninas a E P e a I P sentaram-se a tentar entender como se joga o dominó. Pediram ajuda. Sentei-me e expliquei as regras básicas.
As meninas começaram a jogar construindo uma "piscina de dominós"
O S J, um menino que nos estava a observar atentamente interviu dizendo: "acho que não estão a jogar bem. Querem que eu vos ensine." Concordaram
O S J sentou-se e disse "retirem 8 peças , ponham assim..."; agora eu vou começar e vocês seguem...
As duas meninas seguiram as regras indicadas com muita atenção, que foram explicadas com uma enorme clareza, meiguice e um olhar de apoio para todos os movimentos das duas aprendizes...
As duas meninas aprenderam a jogar dominó e eu fiquei encantada com esta interacção tão rica...
Fizeram-se aprendizagens muito significativas para além dos conceitos matemáticos...
Obrigada S J










"O brincar e o jogo favorecem o envolvimento da criança na resolução de problemas, pois permitem que explore o espaço e os objetos, oferecendo também múltiplas oportunidades para o desenvolvimento do pensamento e raciocínio matemáticos. Tanto o brincar com materiais (areia, plasticina, blocos, etc.), como o jogo dramático, que envolve a criação de uma situação imaginária (compra numa loja, pôr a mesa, etc.), contribuem para a aprendizagem da matemática. Também jogos com regras (cartas numeradas, lotos, dominós, etc., bem como Representar e comunicar o pensamento matemático.
Resolver e inventar problemas  os jogos tradicionais de movimento) levam à compreensão e à aceitação de regras previamente fixadas e ao desenvolvimento de raciocínio matemático, especialmente o raciocínio estratégico (prever possibilidades e optar entre elas) e favorecem a autonomia da criança.
Partindo do brincar e do jogo da criança, a ação do/a educador/a é essencial para o desenvolvimento das aprendizagens matemáticas. 
Para isso, importa que: explore as situações que emergem da atividade das crianças; oriente a sua atenção para características específicas da matemática; as encoraje a inventarem e a resolverem problemas; lhes peça para   explicitarem e partilharem as suas estratégias; as questione sobre processos e resultados   (Porquê? Como sabes isso? Tens a certeza?); proponha o uso de registos diversos (esquemas, desenhos, símbolos, etc.); e resuma as ideias envolvidas no final das atividades. É também     fundamental que lhes transmita confiança nas suas explorações, reflexões e ideias, de modo a sentirem-se competentes." OCEPE 2016, pag 76

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