https://www.facebook.com/Docesinquietacoes/isar neste blogue

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019


Atividade Culinária - Sumo de Laranja e gelatina - Laranja a fruta da época
Na semana passada, penúltima de janeiro, chegaram à Sala C laranjas. 
O que podemos fazer com as laranjas, esta fruta da época tão boa para a saúde?
A proposta feita pela maioria das crianças: sumo de laranja, porque tem vitamina C.  
No dia seguinte tínhamos tudo preparado para fazer o sumo: laranjas, espremedor e jarros para colocar o sumo.
Usámos 25 laranjas e todas as crianças participaram.
Guardámos as cascas no frigorífico e no dia seguinte fizemos gelatina que foi colocada, não em taças mas sim nestas taças naturais.
Mais uma vez todas as crianças participaram. (Uma semana em que várias crianças ficaram doentes em casa e nestes dois dias tivemos uma presença média de 18 crianças.)
Á tarde, fomos buscar a gelatina ao frigorífico e sentámo-nos  todos à mesa a saborear a gelatina, colocada em taças tão especiais: as cascas de laranja.
Não fizemos registo desta atividade, (desenhos, textos...) Só temos o registo fotográfico,... mas vivemos intensamente este momento, que foi mais que um momento de culinária. 
"O desenvolvimento da criança processa-se como um todo, em que as dimensões cognitivas,sociais, culturais, físicas e emocionais se interligam e atuam em conjunto. Também a sua aprendizagem se realiza de forma própria, assumindo uma configuração holística, tanto na atribuição de sentidos em relação ao mundo que a rodeia, como na compreensão das relações que estabelece com os outros e na construção da sua identidade." OCEPE, pag 10, 2016.











Sem comentários:

Enviar um comentário