https://www.facebook.com/Docesinquietacoes/isar neste blogue

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Descobertas espontâneas e aprendizagens significativas, feitas individualmente e partilhadas com o grupo - Aprendizagens individuais que se ampliam e se tornam também aprendizagens coletivas, através das comunicações realizadas


Durante a tarde, o DS explorou várias Áreas.
A dado momento mostra a forma que realizou e disse:"Olha".
Eu perguntei: " O que fizeste D?
DS: Fiz um "O", mas também é um circulo.
Eu: É Verdade D.E se fosse um numero? Que numero seria?
DS: Um zero.
Eu: Então fizeste uma forma geométrica, um numero e uma letra, certo?Queres partilhar/comunicar na Reunião?
DS: Sim vou escrever o meu nome.
Durante a reunião da tarde e no momento das Comunicações o DS fez a sua partilha...
 
Ter tempo e disponibilidade para acompanhar o processo de descobertas, construções...que as crianças realizam é fundamental para efetivamente apoiar o desenvolvimento e aprendizagem...
Tendo em conta os Princípios Educativos das OCEPE 216, pag.12, "A criança: "A criança é detentora de uma curio­sidade natural para compreender e dar sentido ao mundo que a rodeia, sendo competente nas relações e interações que estabelece.
Tem direito a ser escutada e as suas opiniões devem ser tidas em conta.O Educador: Parte das experiências da criança e valoriza os seus saberes como fun­damento de novas aprendizagens.
Escuta e considera as opiniões da criança, garantindo a sua participa­ção nas decisões relativas ao seu processo educativo.
Estimula as iniciativas da criança, apoiando o seu desenvolvimento e aprendizagem"






Sem comentários:

Enviar um comentário