https://www.facebook.com/Docesinquietacoes/isar neste blogue

domingo, 6 de outubro de 2019


A participação ativa e democrática das crianças …
(1º texto para o nosso Blogue da Estagiária Vivi)
Em dia de eleições legislativas, muito nos orgulha dizer que uma das maiores riquezas vivenciadas na Sala C, é precisamente, a participação ativa e democrática das crianças em toda a rotina. “(…) no desenvolvimento da aprendizagem, as crianças (…) fazem propostas, colaboram nas propostas do educador e das outras crianças e cooperam na elaboração de projetos comuns (…)” (OCEPE, 2016, p.37). Desta forma, ao compreenderem que têm voz, que são escutadas,  sensibilizamos-los a CONTINUAREM cidadãos críticos, envolvidos e responsáveis.  

Aqui ficam algumas das suas deliciosas e tão pertinentes intervenções, desta semana:

- “Eu tenho de estudar muito para ser astronauta” (AD);
- “Somos amigos do ambiente porque reciclamos para o plástico não ir para a barriga das baleias e dos peixes.” (B);
- “Se fizermos silêncio, a reunião é mais rápida e assim temos mais tempo para brincar” (AD);
- “Isso é muito bonito!” (FMC) – disse à amiga após esta ter partilhado o seu objeto;
- “Nós combinámos ontem, lá fora, que eu trazia o Pikatchu e ele trazia as cartas dos Pokemon’s” (FC e FM);
- “Isto deu muito trabalho!” (MC) – a propósito da comunicação da sua construção;
- “Não é um martelo. É uma picareta.” (AM);
- “Teresa, tenho aqui uma coisa para dizer.” (MI);
- “Eu gosto muito de beijinhos de cão.” (MC);
- “Obrigada Teresa por termos vindo ao parque. Gostei muito da surpresa.” (BT).





Sem comentários:

Enviar um comentário