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domingo, 27 de outubro de 2019


Um Projeto de Intervenção… em Ação...
  Esta semana a Sala C acolheu com muito interesse o início do Projeto de Intervenção da estagiária Vivi para este contexto educativo – O espaço social enquanto construtor de identidade. Na verdade, o input surgiu por parte da educadora titular, logo no início do ano letivo, que após uma atenta reflexão à sua prática dos últimos anos, expressou a vontade de explorar a zona em redor da escola por lhe parecer bastante rica e repleta de aprendizagens significativas para as crianças. 


 
  Considerando esta potencialidade, a estudante assumiu a ideia relacionando a influência da interação com os outros (num cenário mais alargado que o escolar e doméstico) como formadora da consciência de si próprio. “É nos contextos sociais em que vive, nas relações e interações com os outros e com o meio que a criança vai construindo referências, que lhe permitem tomar consciência da sua identidade e respeitar a dos outros, (…)” (OCEPE, 2016, p. 33)
 Portanto, em articulação com a equipa de sala e com as crianças que observámos já fazerem emergir em si estas questões quando, nas primeiras saídas ao exterior; desejaram de imediato intervir nas problemáticas que identificaram na comunidade, identificaram as suas casas, falaram dos e com os seus vizinhos, foram reconhecidas e acolhidas carinhosamente pelos comerciantes locais, etc.


Assim sendo, encontrando-se reunidas as condições para a implementação do contextualizado projeto, iniciámo-lo pela construção de uma narrativa comum à vivência da exploração da floresta – História Circular. 

Posteriormente, identificámos, através de ferramentas digitais, a escola e alguns caminhos já percorridos. 

Por fim, procedemos à transferência dessas mesmas imagens, cada vez mais familiares, para aquilo que virá a ser o painel representativo da zona circundante à escola (trabalhando, inclusive, a noção matemática de espaço) e a primeira equipa, dedicou-se à ilustração da floresta de forma autónoma e organizada, dividindo tarefas e escolhendo materiais. 
 


As crianças também já iniciaram, de forma individualizada, a representação e descrição das suas casas, a incluir, futuramente, no referido painel com o objetivo de  internalizarem, um cada vez maior,  sentimento de proximidade. 

Projeto em ação e construção... na Sala e no corredor que permite um excelente trabalho em pequeno Grupo

 

 



           

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