Um Projeto de Intervenção… em Ação...
Esta semana a Sala C acolheu com muito
interesse o início do Projeto de Intervenção da estagiária Vivi para este
contexto educativo – O espaço social enquanto construtor de
identidade. Na verdade, o input surgiu por parte da educadora titular,
logo no início do ano letivo, que após uma atenta reflexão à sua prática dos
últimos anos, expressou a vontade de explorar a zona em redor da escola por lhe
parecer bastante rica e repleta de aprendizagens significativas para as
crianças.
Considerando esta potencialidade, a estudante assumiu a ideia
relacionando a influência da interação com os outros (num cenário mais alargado
que o escolar e doméstico) como formadora da consciência de si próprio. “É nos contextos sociais em que vive, nas
relações e interações com os outros e com o meio que a criança vai construindo
referências, que lhe permitem tomar consciência da sua identidade e respeitar a
dos outros, (…)” (OCEPE, 2016, p. 33)
Portanto, em articulação com a equipa de sala
e com as crianças que observámos já fazerem emergir em si estas questões quando,
nas primeiras saídas ao exterior; desejaram de imediato intervir nas
problemáticas que identificaram na comunidade, identificaram as suas casas, falaram
dos e com os seus vizinhos, foram reconhecidas e acolhidas carinhosamente pelos
comerciantes locais, etc.
Assim sendo, encontrando-se reunidas as
condições para a implementação do contextualizado projeto, iniciámo-lo pela construção
de uma narrativa comum à vivência da exploração da floresta – História
Circular.
Posteriormente, identificámos, através de ferramentas digitais, a
escola e alguns caminhos já percorridos.
Por fim, procedemos à transferência
dessas mesmas imagens, cada vez mais familiares, para aquilo que virá a ser o
painel representativo da zona circundante à escola (trabalhando, inclusive, a
noção matemática de espaço) e a primeira equipa, dedicou-se à ilustração da
floresta de forma autónoma e organizada, dividindo tarefas e escolhendo
materiais.
As crianças também já iniciaram, de forma
individualizada, a representação e descrição das suas casas, a incluir,
futuramente, no referido painel com o objetivo de internalizarem, um cada vez maior, sentimento de proximidade.
Projeto em ação e construção... na Sala e no corredor que permite um excelente trabalho em pequeno Grupo
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