Fotografias feitas por uma criança, na manhã de dia 18 de maio - O D. pediu para fazer fotografias na sala e do recreio. Emprestei o meu telemóvel e combinámos que só fazia 10 fotos, por isso tinha de escolher bem. E assim foi...fez mais de 10 fotos mas captou os momentos e as situações que mais lhe interessou...aqui fica a partilha da utilização de um recurso tecnológico: a câmara fotográfica do telemóvel.
A importância dos meios tecnológicos e informáticos no conhecimento do mundo, próximo
e distante, e no contacto com outros valores e culturas faz com que a sua utilização no
jardim de infância seja considerada como um recurso de aprendizagem. Deste modo, contribui-se também para uma maior igualdade de oportunidades, uma vez que o acesso das crianças a estes meios poderá ser muito diverso.
Sabendo que as tecnologias exercem uma forte atração sobre as crianças e desempenham
um papel importante na sua vida diária, importa que estas, desde cedo, sejam apoiadas
a fazer uma “leitura crítica” dessa influência, a compreender as suas potencialidades e
riscos e a saber defender-se deles. A educação para os media acompanha a utilização dos
meios tecnológicos e informáticos como ferramentas de aprendizagem, havendo assim uma articulação com outras áreas de conteúdo.
A compreensão dos meios tecnológicos implica que a criança não seja apenas consumidora (consultar, ver filmes, etc.), mas também produtora (fotografar, registar, etc.), alargando,deste modo, os seus conhecimentos e perspetivas sobre a realidade.
OCEPE, 2016, pag94)e distante, e no contacto com outros valores e culturas faz com que a sua utilização no
jardim de infância seja considerada como um recurso de aprendizagem. Deste modo, contribui-se também para uma maior igualdade de oportunidades, uma vez que o acesso das crianças a estes meios poderá ser muito diverso.
Sabendo que as tecnologias exercem uma forte atração sobre as crianças e desempenham
um papel importante na sua vida diária, importa que estas, desde cedo, sejam apoiadas
a fazer uma “leitura crítica” dessa influência, a compreender as suas potencialidades e
riscos e a saber defender-se deles. A educação para os media acompanha a utilização dos
meios tecnológicos e informáticos como ferramentas de aprendizagem, havendo assim uma articulação com outras áreas de conteúdo.
A compreensão dos meios tecnológicos implica que a criança não seja apenas consumidora (consultar, ver filmes, etc.), mas também produtora (fotografar, registar, etc.), alargando,deste modo, os seus conhecimentos e perspetivas sobre a realidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário