Na semana passada a Sala C foi visitar as HORTAS MUNICIPAIS da Quinta do Texugo. Viram sobretudo LEGUMES mas também viram alguns FRUTOS.
Hoje as crianças quando chegaram à Sala, viram-na organizada .em grande circulo, como se fosse uma Sala de Artes. Ao centro tinham uma mesa com legumes e frutas. Depois de algumas conversas e até um jogo "Esconde e Descobre", todas as crianças fizeram o desenho do Cesto de Frutas e do Cesto dos Legumes, partindo da observação direta e ativa.
Primeiro desenharam com lápis de grafite e depois coloriram ao seu gosto com cores próximas do real, ou não. Aqui ficam alguns desenhos antes da Exposição de todos os trabalhos.
"Estas diferentes formas de expressão não são em geral desconhecidas para as crianças,
que, antes de entrarem para o jardim de infância, já tiveram oportunidade de desenhar, pintar,cantar, dançar, etc. Porém, um progressivo desenvolvimento dessas linguagens implica um processo educativo, que incentive um gradual conhecimento e apropriação de instrumentos e técnicas, o que pressupõe não só a expressão espontânea das crianças, como também a intervenção do/a educador/a.
Essa intervenção parte do que as crianças já sabem e são capazes de fazer, do seu prazer
em explorar, manipular, transformar, criar, observar e comunicar, para proporcionar experiências e oportunidades de aprendizagem diversificadas que ampliam a expressão espontânea das crianças e garantem o direito de todas no acesso à arte e à cultura"
. OCEPE, pag 47.que, antes de entrarem para o jardim de infância, já tiveram oportunidade de desenhar, pintar,cantar, dançar, etc. Porém, um progressivo desenvolvimento dessas linguagens implica um processo educativo, que incentive um gradual conhecimento e apropriação de instrumentos e técnicas, o que pressupõe não só a expressão espontânea das crianças, como também a intervenção do/a educador/a.
Essa intervenção parte do que as crianças já sabem e são capazes de fazer, do seu prazer
em explorar, manipular, transformar, criar, observar e comunicar, para proporcionar experiências e oportunidades de aprendizagem diversificadas que ampliam a expressão espontânea das crianças e garantem o direito de todas no acesso à arte e à cultura"
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