Há jogos que não são muito explorados pelas crianças. Mas quando o adulto/educador realiza a exploração passo a passo ao lado de um pequeno grupo de crianças, as descobertas sucedem-se e as aprendizagem também. Foi isso que sucedeu com um pequeno grupo de crianças e que vai continuar, através de um jogo que permite várias explorações no domínio da matemática.
"Partindo do brincar e do jogo da criança, a ação do/a educador/a é essencial para o desenvolvimento das aprendizagens matemáticas. Para isso, importa que: explore as situações que emergem da atividade das crianças; oriente a sua atenção para características específicas da matemática; as encoraje a inventarem e a resolverem problemas; lhes peça para explicitarem e partilharem as suas estratégias; as questione sobre processos e resultados (Porquê? Como sabes isso? Tens a certeza?); proponha o uso de registos diversos (esquemas, desenhos, símbolos, etc.); e resuma as ideias envolvidas no final das atividades. É também fundamental que lhes transmita confiança nas suas explorações, reflexões e ideias, de modo a sentirem-se competentes.
O envolvimento das crianças em situações matemáticas contribui não só para a sua aprendizagem, como também para desenvolver o seu interesse e curiosidade pela matemática." OCEPE, pag. 86
O envolvimento das crianças em situações matemáticas contribui não só para a sua aprendizagem, como também para desenvolver o seu interesse e curiosidade pela matemática." OCEPE, pag. 86
Sem comentários:
Enviar um comentário