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sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

 Projeto de Intervenção - SE TEM UM CÃO COCÓ NO CHÃO NÃO
Mais uma saída com o objetivo de tentar Intervir na Comunidade levando os cartazes que ainda temos para alertar as pessoas sobre o excesso de cocó de cão no chão. - SE TEM UM CÃO COCÓ NO CHÃO NÃO
Todas as semanas este tema é abordado...porque na realidade as crianças se sentem incomodadas...
Hoje sexta-feira fomos novamente sair para colar os cartazes. Primeiro fomos ao Centro de saúde onde fomos muito bem recebidos pela Dª Guida e pelo Segurança Nuno que nos ajudaram a colar o cartaz depois de autorizacão Superior.
Os Embaixadores da Saúde tiveram um papel fundamental de comunicação das nossas preocupações e do nosso projeto
Depois fomos à AIPICA e também explicámos qual o nosso objetivo. Fomos recebidos pela Coordenadora Maria João e por outras profissionais deste espaço educativo.
Em breve voltaremos à AIPICA para fazer apresentar um teatro de fantoches...com as meias que estão a chegar e vão ser recicladas, transformadas...
Depois da deslocação a estes dois espaços: Centro de Saúde e AIPICA fomos descansar um pouco na relva junto à Escola e fazer o nosso momento PARAR, RESPIRAR e ACALMAR ao som melodioso de uma canção criada pela Carolina na semana passada para este momento especial...e começaram a cair pingos de chuva "muito suaves e saborosos" que não molharam mas apenas salpicaram as pontas do nariz e bochechas...
Vivi lembrámo-nos muito de si...
 "As organizações educativas são contextos que exercem determinadas funções, dispondo para isso de tempos e espaços próprios e em que se estabelecem diferentes relações entre os intervenientes. A organização dinâmica destes contextos educativos pode ser vista segundo uma perspetiva sistémica e ecológica. Esta abordagem assenta no pressuposto de que o desenvolvimento humano constitui um processo dinâmico de relação com o meio, em que o indivíduo é influenciado, mas também influencia o meio em que vive.A abordagem sistémica e ecológica constitui, assim, uma perspetiva de compreensão da
realidade que permite adequar, de forma dinâmica, o contexto do estabelecimento educativo às características e necessidades das crianças e adultos, tornando-se, ainda, um instrumento de análise para que o/a educador/a possa adaptar a sua intervenção às crianças e ao meio social em que trabalha, pois possibilita:
— contribuir para a dinâmica do contexto de educação pré-escolar na sua interação interna (relações entre crianças e crianças e adultos) e na interação que estabelece com outros sistemas que também influenciam a educação das crianças (relação com as famílias) e ainda com o meio social envolvente e a sociedade em geral, de modo a que esse contexto se organize para responder melhor às suas características e necessidades;" OCEPE, 2016, pp 21 e 22












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