Momento de partilha de um fim de semana especial na Serra da Estrela por parte de uma criança da Sala C.A Inês chegou à Sala acompanhada por uma pen com algumas fotos do seu fim de semana especial na Serra da Estrela. Termos na Sala computador, projetor, tela...permite que em poucos minutos consigamos alargar os nossos conhecimentos sobre o Conhecimento do Mundo e da VIDA para além das nossas vivências quotidianas. Este foi mais um desses momentos.
Entre comunicação e perguntas, foi efetivamente um excelente momento. " Inês, o que é aquele alguidar azul?" Inês a neve estava gelada?"
Obrigada à mãe da Inês e à Inês pelas excelentes partilhas.
O que nos dizem as OCEPE 2016: Os seres humanos desenvolvem-se e aprendem em interação com o mundo que os rodeia.Ao iniciar a educação pré-escolar, a criança já sabe muitas coisas e construiu algumas ideias não só sobre o mundo social e natural envolvente, mas também sobre o modo como se usam e para que servem objetos, instrumentos e máquinas do seu quotidiano.
A área do Conhecimento do Mundo enraíza-se na curiosidade natural da criança e no seu
desejo de saber e compreender porquê. Esta sua curiosidade é fomentada e alargada na educação pré-escolar através de oportunidades para aprofundar, relacionar e comunicar o que já conhece, bem como pelo contacto com novas situações que suscitam a sua curiosidade e o interesse por explorar, questionar descobrir e compreender. A criança deve ser encorajada a construir as suas teorias e conhecimento acerca do mundo que a rodeia.
Encara-se a Área do Conhecimento do Mundo como uma sensibilização às diversas ciências naturais e sociais abordadas de modo articulado, mobilizando aprendizagens de todas as outras áreas. Assim, para estruturar e representar a sua compreensão do mundo, as crianças recorrem a diferentes meios de expressão e comunicação (linguagem oral e escrita,matemática e linguagens artísticas). OCEPE, 2016 pag 85
O que nos dizem as OCEPE 2016: Os seres humanos desenvolvem-se e aprendem em interação com o mundo que os rodeia.Ao iniciar a educação pré-escolar, a criança já sabe muitas coisas e construiu algumas ideias não só sobre o mundo social e natural envolvente, mas também sobre o modo como se usam e para que servem objetos, instrumentos e máquinas do seu quotidiano.
A área do Conhecimento do Mundo enraíza-se na curiosidade natural da criança e no seu
desejo de saber e compreender porquê. Esta sua curiosidade é fomentada e alargada na educação pré-escolar através de oportunidades para aprofundar, relacionar e comunicar o que já conhece, bem como pelo contacto com novas situações que suscitam a sua curiosidade e o interesse por explorar, questionar descobrir e compreender. A criança deve ser encorajada a construir as suas teorias e conhecimento acerca do mundo que a rodeia.
Encara-se a Área do Conhecimento do Mundo como uma sensibilização às diversas ciências naturais e sociais abordadas de modo articulado, mobilizando aprendizagens de todas as outras áreas. Assim, para estruturar e representar a sua compreensão do mundo, as crianças recorrem a diferentes meios de expressão e comunicação (linguagem oral e escrita,matemática e linguagens artísticas). OCEPE, 2016 pag 85
Sem comentários:
Enviar um comentário