Em Semana
dos Afetos a mãe do Tiago M, trouxe-nos terra, vasos e morangueiros para
plantarmos. À porta da nossa Sala C, colocámos a terra nos vasos, fizemos um
buraquinho para colocar as raízes dos morangeiros, voltámos a colocar um pouco
de terra e no fim todas as crianças regaram com o borrifador. Vamos ficar
atentos aos morangueiros e cuidar deles. Obrigada mãe Rute.
De acordo com as OCEPE: "Os seres humanos desenvolvem-se e aprendem em interação com o mundo que os rodeia.Ao iniciar a educação pré-escolar, a criança já sabe muitas coisas e construiu algumas ideias não só sobre o mundo social e natural envolvente, mas também sobre o modo como se usam e para que servem objetos, instrumentos e máquinas do seu quotidiano.
A área do Conhecimento do Mundo enraíza-se na curiosidade natural da criança e no seu
desejo de saber e compreender porquê. Esta sua curiosidade é fomentada e alargada na educação pré-escolar através de oportunidades para aprofundar, relacionar e comunicar o que já conhece, bem como pelo contacto com novas situações que suscitam a sua curiosidade e o interesse por explorar, questionar descobrir e compreender. A criança deve ser encorajada a construir as suas teorias e conhecimento acerca do mundo que a rodeia.
Encara-se a Área do Conhecimento do Mundo como uma sensibilização às diversas ciências naturais e sociais abordadas de modo articulado, mobilizando aprendizagens de todas as outras áreas. A introdução às diferentes ciências inclui, para além do alargamento e desenvolvimento de saberes da criança proporcionados pelo contexto de educação pré-escolar e pelo meio social e físico em que esta vive, a abordagem de aspetos científicos que ultrapassam as suas vivências imediatas." OCEPE 2016, pags 85-88
A área do Conhecimento do Mundo enraíza-se na curiosidade natural da criança e no seu
desejo de saber e compreender porquê. Esta sua curiosidade é fomentada e alargada na educação pré-escolar através de oportunidades para aprofundar, relacionar e comunicar o que já conhece, bem como pelo contacto com novas situações que suscitam a sua curiosidade e o interesse por explorar, questionar descobrir e compreender. A criança deve ser encorajada a construir as suas teorias e conhecimento acerca do mundo que a rodeia.
Encara-se a Área do Conhecimento do Mundo como uma sensibilização às diversas ciências naturais e sociais abordadas de modo articulado, mobilizando aprendizagens de todas as outras áreas. A introdução às diferentes ciências inclui, para além do alargamento e desenvolvimento de saberes da criança proporcionados pelo contexto de educação pré-escolar e pelo meio social e físico em que esta vive, a abordagem de aspetos científicos que ultrapassam as suas vivências imediatas." OCEPE 2016, pags 85-88
Sem comentários:
Enviar um comentário