https://www.facebook.com/Docesinquietacoes/isar neste blogue

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Num momento em que na Sala C, tem ao alcance tantas tampas, para o Projeto TAMPINHAS PARA O NELSON, e antes destas serem levadas para o Nelson, as crianças aceitaram alguns DESAFIOS MATEMÁTICOS, simples e muito concretos. 
Usámos tampas, folhas, canetas...conversámos sobre conceitos matemáticos: conjunto, elementos, quantidade, maior e menor, representação da quantidade...Vamos continuar...
"No jardim de infância, a aprendizagem das crianças requer uma experiência rica em matemática,ligada aos seus interesses e vida do dia a dia, quando brincam e exploram o seu mundo quotidiano. O/A educador/a deverá proporcionar experiências diversificadas e desafiantes, apoiando a reflexão das crianças, colocando questões que lhes permitam ir construindo noções matemáticas e propondo situações problemáticas em que as crianças encontrem as suas próprias soluções e as debatam com as outras.
O desenvolvimento do raciocínio matemático implica o recurso a situações em que se utilizam objetos para facilitar a sua concretização e em que se incentiva a exploração e a reflexão da criança. A partir dessas situações, a criança é encorajada a explicar e justificar as suas soluções, sendo a linguagem também essencial para a construção do pensamento matemático.
Comunicar os processos matemáticos que desenvolve ajuda a criança a organizar e sistematizar o seu pensamento e a desenvolver formas mais elaboradas de representação." (OCEPE, 2016, pág.74,75)







 

Sem comentários:

Enviar um comentário