Na Sala C iniciámos o Projeto de Solidariedade TAMPINHAS PARA O NELSON, (Nelson é uma criança do nosso Agrupamento) A carta chegou pela mão da mãe do Tiago Marques.
O Nelson é uma criança de 5 anos que não pode andar e precisa de fazer tratamentos com regularidade e a recolha das tampinhas, pode ajudar.
O Nelson é uma criança de 5 anos que não pode andar e precisa de fazer tratamentos com regularidade e a recolha das tampinhas, pode ajudar.
A Sala C já estava a guardar tampinhas e garrafões para o que fosse necessário. Agora com esta carta, que chegou à Sala, combinámos em Reunião a quem poderíamos pedir tampinhas: famílias, amigos, professores educadores e a toda a Escola (Comunidade Educativa) Fizemos uma nova carta, anexamos cópia da original e já fomos a muitas salas. Já temos 11 garrafões...mas queremos mais. Pode ajudar a recolher tampas? E como os nosso meninos dizem: "Obrigada pela colaboração". O Nelson e familiares agradecem.
Na Sala D, ainda tivemos a oportunidade de ouvir um poema de Eugénio de Andrade "O Inverno" apresentado a várias vozes. Obrigada.
A área de Formação Pessoal e Social é considerada uma área transversal, porque, embora
tenha uma intencionalidade e conteúdos próprios, está presente em todo o trabalho educativo realizado no jardim de infância. Tal deve.se ao facto de esta ser a ver com a forma como as crianças se relacionam consigo próprias, com os outros e com o mundo, num processo de desenvolvimento de atitudes, valores e disposições, que constituem as bases de uma aprendizagem bem-sucedida ao longo da vida e de uma cidadania autónoma, consciente e solidária.
A área de Formação Pessoal e Social assenta, tal como as outras, no reconhecimento da
criança como sujeito e agente do processo educativo, cuja identidade única se constrói em
interação social, influenciando e sendo influenciada pelo meio que a rodeia.
É nos contextos sociais em que vive, nas relações e interações com outros e com o meio
que a criança vai construindo referências, que lhe permitem tomar consciência da sua identidade e respeitar a dos outros, desenvolver a sua autonomia como pessoa e como aprendente, compreender o que está certo e errado, o que pode e não pode fazer, os direitos e deveres para consigo e para com os outros, valorizar o património natural e social.
É nessa inter-relação que a criança vai aprendendo a atribuir valor aos seus comportamentos e atitudes e aos dos outros, reconhecendo e respeitando valores que são diferentes dos seus. A educação pré-escolar tem um papel importante na educação para os valores, que não se “ensinam”, mas se vivem e aprendem na ação conjunta e nas relações com os outros.
tenha uma intencionalidade e conteúdos próprios, está presente em todo o trabalho educativo realizado no jardim de infância. Tal deve.se ao facto de esta ser a ver com a forma como as crianças se relacionam consigo próprias, com os outros e com o mundo, num processo de desenvolvimento de atitudes, valores e disposições, que constituem as bases de uma aprendizagem bem-sucedida ao longo da vida e de uma cidadania autónoma, consciente e solidária.
A área de Formação Pessoal e Social assenta, tal como as outras, no reconhecimento da
criança como sujeito e agente do processo educativo, cuja identidade única se constrói em
interação social, influenciando e sendo influenciada pelo meio que a rodeia.
É nos contextos sociais em que vive, nas relações e interações com outros e com o meio
que a criança vai construindo referências, que lhe permitem tomar consciência da sua identidade e respeitar a dos outros, desenvolver a sua autonomia como pessoa e como aprendente, compreender o que está certo e errado, o que pode e não pode fazer, os direitos e deveres para consigo e para com os outros, valorizar o património natural e social.
É nessa inter-relação que a criança vai aprendendo a atribuir valor aos seus comportamentos e atitudes e aos dos outros, reconhecendo e respeitando valores que são diferentes dos seus. A educação pré-escolar tem um papel importante na educação para os valores, que não se “ensinam”, mas se vivem e aprendem na ação conjunta e nas relações com os outros.
A abordagem ao Conhecimento do Mundo implica também o desenvolvimento de atitudes
positivas na relação com os outros, nos cuidados consigo próprio, e a criação de hábitos de
respeito pelo ambiente e pela cultura, evidenciando-se assim a sua inter-relação com a área de Formação Pessoal e Social. (OCEPE, 2016)
positivas na relação com os outros, nos cuidados consigo próprio, e a criação de hábitos de
respeito pelo ambiente e pela cultura, evidenciando-se assim a sua inter-relação com a área de Formação Pessoal e Social. (OCEPE, 2016)
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